A mais ou menos cinco anos atrás fui em uma exposição no Ibirapuera sobre o Leonardo da Vinci inventor. Fiquei abismada em observar as suas invenções, como pode, um homem que viveu no século XV ter idéias a frente de seu tempo daquele maneira. Da Vinci inventou desde paraquedas, asa-delta até calculadora, roupa de megulho, escavadeira...na exposição pude observar seus esboços.
Foi também arquiteto, botânico, poeta, pintor, escultor, matemático...além de ter sido o precursor da aviação.
Minha admiração sempre foi muito grande por este gênio da humanidade, e ao me tornar vegetariana descobri que Da Vinci também foi, tinha uma grande admiração e respeito pela natureza, uma de suas frases diz: " Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal como hoje se julga o assassínio de um homem".
Ele é realmente um ser humano muito evoluído e especial, afinal ser vegetariano no século XV?! Ele devia ser um dos poucos que pensavam assim, pois desde que o ser humano existe ele submete a natureza a seus desmandos e caprichos.
Abaixo segue uma frase do Freud sobre Leonardo: "ele foi um homem que acordou cedo demais na escuridão, enquanto os outros continuavam a dormir". Eu concordo plenamente.