7 de set. de 2011

EMUDECER





Calar, silenciar é isso que significa a palavra emudecer... infelizmente as pessoas preferem muitas vezes não enxergar, ficar calado, passivo, não agir. Não comer carne para mim tornou-se mais que uma dieta, tornou-se uma causa a ser defendida.


Preciso sugerir para todos que passarem por aqui um livro muito esclarecedor chamado "Comer Animais" do autor Jonathan Safran Foer.




Segue abaixo a orelha do livro:



Jonathan Safran Foer sempre comeu carne- adorava seu sabor, seu cheiro e sua textura. No entanto assim como muitos de nós, tentava não pensar no itinerário percorrido por aquele suculento bife antes de ele chegar a seu prato. Ao longo de sua juventude, o escritor oscilou entre o vegetarianismo sazonal e uma dieta onívora, que incluía desde um suculento bacon a um ingrediente menos saboroso, a culpa. Prestes a se tornar pai, ele começou a questionar mais seriamente suas escolhas de vida- é ai que a busca por uma dieta mais humana tornou-se, para ele, prioridade.



Foer percebeu que, antes de incluir produtos animais na dieta do filho, precisaria responder as seguintes questões: de onde vem a carne que comemos? Como os animais são tratados? Quais os efeitos econômicos, sociais e ambientais que o consumo maciço de animais provoca? Para obter respostas, ele se infiltrou pela calada da noite em matadouros, percorreu fazendas de criação e visitou seus abatedouros; conversou com fazendeiros, criadores, ativistas, vegetarianos e "carnívoros" convictos.



Além do valor nutricional, Foer explorou o fator emocional presente em cada refeição, a relação entre comida e afeto, passado de geração em geração; pesquisou sobre a convivência ancestral entre homens e animais, os laços de utilidade e afeição que a rodeiam. O que ele descobriu depois de três anos de pesquisa intensa mudou sua relação com a comida- e poderá também mudar a sua.




Através do blog divulgarei esse livro o máximo que puder, acho que precisamos que as pessoas se interessem um pouco mais em saber de onde vem sua comida. Precisamos deixar de lado as velhas observações que fazem parte da ignorância e do senso comum: "os animais foram feitos para isso" ou " na bíblia não fala nada sobre ser proibido comer animais", já ouvi várias vezes isso...afffff

O que precisamos saber é que essa indústria cruel cria animais aprisionados, doentes, deformados para serem consumidos. O agronegócio gera bilhões e quanto a sociedade menos questionar e menos investigar melhor para eles e pior para os animais, para o meio ambiente e para nossa saúde.



Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário